CNAQ

Direcção de Avaliação Externa

Direcção de Avaliação Externa

Compete à Direcção de Avaliação Externa:

  • Conduzir o processo de avaliação externa;
  • Elaborar propostas de regulamentos, técnicas, directrizes, instruções, procedimentos relativos de avaliação externa do ensino superior;
  • Aplicar o regulamento do SINAQES;
  • Propor ao Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade a aprovação de cursos e/ou programas;
  • Produzir relatórios das actividades realizadas e submeter ao Presidente do CNAQ;
  • Promover e participar na revisão, reforma e adequação curricular e dos planos de estudos;
  • Produzir relatórios sobre a avaliação externa realizada nas IES; e
  • Pronunciar-se sobre assuntos ligados à avaliação externa.

 

Departamento de Avaliação Institucional

São atribuições Departamento de Avaliação Institucional:

  • Definir as prioridades e apoiar na melhoria da qualidade de ensino, fornecendo informações sobre a qualidade, a equidade, e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento;
  • Analisar o processo de mudança de cursos e/ou programas na espectativa de que permita a reformulação de princípios administrativos e pedagógicos e que produza
  • mecanismos para a efectivação de uma avaliação democrática;
  • Orientar, coordenar, acompanhar e observar o cumprimento das determinações da legislação vigente, registrar a situação física dos prédios institucioniais, supervisionar a distribuição do corpo discente e docente, colectar dados sobre a estrutura, organização e funcionamento, e construção do conhecimento;

Departamento de Avaliação de Cursos e/ou Programas

São atribuições do Departamento de Avaliação de Cursos e/ou Programas:

  • Assegurar a avaliação e monitoria dos cursos e/ou programas aprovados;
  • Emitir pareceres sobre as propostas de revisão, reforma e adequação curricular e dos programas de ensino;
  • Assegurar que os cursos e/ou programas tenham cariz profisionalizante;
  • Propor à direcção a composição de equipas de avaliação externa;
  • Produzir e sistematizar os resultados sobre o desempenho dos cursos e/ou programas.

Politicas e Estrategias