CNAQ

Acreditação

Acreditação

É o culminar do processo de avaliação externa que consiste na certificação pelo órgào implementador e supervisor do SINAQES, da qualidade de uma instituição do ensino superior ou dos seus cursos e programas.

Tem por objectivos:

Oficializar e tornar público o estado da qualidade de uma instituição de ensino superior, curso e/ou programa tal como foi apurado por uma avaliaçào externa mandatada com esse fim;
Fornecer bases independentes e objectivas para o estabelecimento de uma sã concorrência entre instituições de ensino superior e entre cursos e/ou programas por estas conduzidos;
Contribuir para a identificação de uma base de critérios de apoio estatal ou privado às instituições de ensino superior, cursos e/ou programas por estas conduzidos;
Fornecer ao público informações que permitam um critério de escolha de uma instituição de ensino superior, curso e/ou programa.

Benefícios da Acreditação

Para as IES, no geral

  • Reconhecimento da fiabilidade dos cursos ou IES proporcionando bases para a facilitação da transferência de estudantes entre IES;
  • Promove internacionalizacao e consequentemente a reputação institucional a nivel nacional e internacional;
  • Definição de níveis de intervenção para uma constante melhoria da instituição e das actividades lectivas;
  • Identificação de não-conformidades e desenvolvimento de medidas correctivas, melhorando os procedimentos internos;
  • Melhora a credibilidade e imagem institucional da IES;
  • Estabelece prioridade nos programas, projetos e demais acções de promoção de garantia de qualidade;
  • Benefícios nas demais bonificações propostas pelo CNAQ e seus parceiros no contexto da avaliação institucional e de Cursos.

Para estudantes

  • Garantia das competências a adquirir no fim da formação através da verificação da articulação entre os conteúdos curriculares e objectivos definidos para cada unidade curricular;
  • Mobilidade académica a nível nacional e internacional;
  • Assegura a elegibilidade dos graduados para bolsas de estudos a nivel interno e externo;
  • Facilita a empregabilidade de graduados que frequentaram cursos ou IES acreditadas;
  • Facilita a inscrição nas ordens ou associações profissionais;
  • Assegura a participação na gestão da IES e do curso;
  • Existência na IES de políticas que respeitem a igualdade de oportunidades, equilíbrio de género.

Para para o corpo docente das IES

  • Adequação da qualificação do corpo docente as exigências do ensino superior;
  • Assegura a elegibilidade em processos de formacao e demais capacitações;
  • Asegura a selecção como peritos e avaliadores externos do CNAQ;
  • Benefício de bolsas de estudos.

Para o Corpo Técnico Administrativo (CTA)

  • Assegura a qualificacao do CTA conforme o Plano de Formacao da IES
  • Garante a especialização, em dos técnicos dos laboratórios;
  • Assegura a elegibilidade nos demais processos de formacao e capacitações;

Para os empregadores

  • Participação nos mecanismos de garantia de qualidade das IES;
  • Participação no desenvolvimento dos programas curriculares, qualificacoes em base as demandas do mercado de emprego;
  • Possibilidade de contar com os graduandos para estagios profissionalizantes;
  • Possibilidade de escolha e recrutamento de graduados de qualidade.

Para as ordens profissionais

  • Acompanhamento e participação na elaboração das qualificações do ensino superior;
  • Inscrição de graduados que se beneficiaram de formações de cursos acreditados;
  • Participação como peritos e especialistas em missões de verificação dos mecanismos de garantia de qualidade;
  • Participação no processo de desenho e propostas de introdução de cursos e programas da pós-graduação.

Para a Sociedade no Geral

  • A segurança de que todo o cidadão que aceda às instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas, tenha a garantia de uma formação de qualidade;
  • Reforço da qualidade do ensino superior em Moçambique para torná-la localmente relevante e globalmente competitiva;
  • Harmonização dos mecanismos de garantia da qualidade do ensino superior ao nível nacional e internacional;
  • Reconhecimento dos diplomas universitários, na restrição da integração académica e na mobilidade dos estudantes em todo o continente africano e no mundo;
  • Mobilidade estudantil e profissional.

 

Politicas e Estrategias