Objectivos http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/objectivos/87-sobre-o-cnaq Thu, 21 Nov 2024 04:16:38 +0000 Joomla! - Open Source Content Management en-gb Parceiros http://www.cnaq.ac.mz/index.php/parceiros http://www.cnaq.ac.mz/index.php/parceiros
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    Sobre o CNAQ Tue, 10 Sep 2019 08:12:28 +0000
    Estatutos http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/estatutos http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/estatutos Estatutos do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior

    Capitulo I

    Disposições Gerais

    O conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior, abreviadamente designado por CNAQ, é uma instituição de direito público, dotada de personalidade jurídica e autonomia técnica e administrativa.

    Artigo 2

    (Tutela)

    O CNAQ está sob tutela do Ministro que superintende a área do Ensino Superior.

    Artigo 3
    (Sede)

      1. O CNAQ tem a sua sede na cidade de Maputo.
      2. O CNAQ pode criar unidades funcionais ou outras formas de representação em qualquer part

        Artigo 4
        (Princípios de actuação)

    Na realização das suas actividades, o CNAQ rege-se pelos seguintes princípios :

          1. Credibilidade : que é assegurada pelo perfil dos seus membros, todos eles quadros nacionais de reconhecidos méritos científicos, técnicos e deontológicos e dotados de experiências regional e internacional relevantes para os objectivos e matérias ligadas ao SINAQES;
          2. Transparência : Atravês do cumprimento rigoroso e com objectividade dos critérios e princípios de avaliação e acreditação previamente definidos, combinados com instrumentos eficientes e métodos conhecidos e reconhecidos pelos actores do SINAQES;
          3. Autonomia e Isenção : através da condução de um processo de avaliação e acreditação tecnicamente independente e em relação aos demais intervenientes do SINAQES;
          4. Dinamismo : desenvolvendo uma acção permanente e interactive que promova, não só a qualidade das instituições de ensino superior, mas que também permita um constante aperfeiçoamento, adequação e eficácia do próprio sistema;
          5. Autoridade : as decisões do CNAQ  são vinculativas e as suas recomendações são observadas e consideradas por todos os actores e do país;           

    ARTIGO 5

    (Funções)

    1. Como órgão implentador do SINAQES, cabe ao CNAQ implementar e supervisionar o SINAQES, dotando-se para o efeito das necessárias funções específicas deliberativas e reguladoras em matéria de avaliação e acreditação das instituições de ensino superiorna defesa do interesse público.
    2. O CNAQ assegura a harmonia, a coesão e a credibilidade do sistema de avaliação, acreditação e acompanhamento da qualidade no ensino superior, atravês da :
      1. Realização de avaliações externas as instituições externas aas instituições de ensino superior;
      2. Acreditação das instituições de ensino superior;
      3. Participação na promoção e garantia da qualidade do ensino em Moçambique, em particular do ensino superior;
      4. Estabelecimento de parcerias com outras entidades homólogas.

    ARTIGO 6
    (Competências)

    Para o prosseguimento das suas funções e atribuições compete nomeadamente ao CNAQ :
    a) Aprovar o Regulamento da Avaliação e Acreditação e submeté-lo ao Ministro que superintende a área do ensino superior para homologação;
    b) Aprovar as normas técnicas, directrizes, instruções e mecanismos e procedimentos de avaliação e acreditação, ouvidas as instituições de ensino superior e outros intervenientes do SINAQES;
    c) Proceder a acreditação das instituições de ensino superior dos cursos e/ou programas;
    d) Definir e aprovar as estratégias, programas e planos operativos do SINAQES e do CNAQ;
    e) Submeter a homologação do Ministro que superintende o ensino superior a aprovação do seu Regimento e Regulamento Interno.

    CAPITULO II

    Composição e Organização

    Artigo 7

    (Composição)

    1. O CNAQ é constituído por nove (9) membros, sendo todos quadros nacionais de reconhecido mérito científico, técnico e deontologico e dotados de experiências regional e internacional relevantes para os objectivos e matérias tratadas pelo SINAQES.
    2. O CNAQ é um órgão deliberativo a quem compete deliberar no âmbito das competências enumeradas no artigo 6 do presente estatuto.
    3. O CNAQ reúne-se duas vezes por ano ordinariamente e extraordinariamente sempre que necessário.
    4. Participam nas reuniões do CNAQ todos os seus membros, incluindo os três membros com funções executivas.

    Artigo 8

    (Direcção)

    1. O CNAQ é dirigido por um Presidente com funções executivas, sem prejuízo das competências deliberativas do órgão, entanto que órgão colegial.
    2. Para além do Presidente do CNAQ , cumprem também funções executivas três dos membros do CNAQ os quais respondem pelas direcções centrais em que este órgão se organiza.

    Artigo 9

    (Nomeação)

    1. O Preseidente do CNAQ é nomeado pelo Primeiro-Ministro sob proposta do Ministro que superintende o ensino superior, ouvido o Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES).
    2. Os restantes membros do CNAQ são nomeados pelo Ministro que superintende o ensino superior, baseando-se nos resultados dos concursos públicos.
    3. Os concursos referidos no número anterior têm a forma de avaliação curricular e entrevistas.
    4. Para além dos requisitos gerais, os candidatos a membro do CNAQ, com funções executivas, devem satisfazer, cumulativamente, os seguintes requisitos:
      1. Possuir experiência comprovada no domínio de gestão e direcção de serviços públicos ou equiparados;
      2. Possuir formação académica de nível de Doutoramento.

    Artigo 10

    (Estruturação)

    O CNAQ para o cumprimento das tarefas que lhe são incumbidas, estrutura-se em unidades orgânicas,designadamente :

    1. Direcção da Avaliação Externa;
    2. Direcção da Acreditação, Normação e Estatísticas;
    3. Direcção de Promoção do SINAQES;
    4. Departamento Administrativo e Financeiro

    Artigo 11

    (Atribuição das Estruturas)

    1. A Direcção da Avaliação Externa é responsável por estabelecer a ligação entre os avaliadores externos e as Instituições de Ensino Superior para a condução do processo de avaliação externa.
    2. A Direcção da Acreditação, Normação e Estatísticas cabe lhes documentar todos os processos de avaliação, incluindo dados estatísticos relevantes ao processo bem como produzir a declaração de acreditação.
    3. A Direcção de Promoção do SINAQES apoiará as Instituições de Ensino Superior na criação de capacidade de auto-avaliação e nas iniciativas de promoção da qualidade do ensino superior.
    4. O Departamento Administrativo e Financeiro é um órgão de apoio técnico-administrativo e secretariado, é dirigido por um Chefe de Departamento Central, nomeado pelo Presidente do CNAQ e funciona sob supervisão directa deste.

      Artigo 12

      (Conselho Directivo do CNAQ)

      1. O CNAQ é dotado de um Conselho Directivo, integrado pelo Presidente do CNAQ, que o preside e os restantes membros com funções executivas do CNAQ.
      2. O Conselho Directivo é um órgão consultivo do Presidente do CNAQ para a gestão e administração corrente do CNAQ.

    Artigo 13

    (Competências do Conselho Directivo)

    1. Compete ao Conselho Directivo :

     

    1. Pronunciar-se sobre os assuntos agendados pelo Presidente ou cuja apreciação seja aprovada pelo Conselho Directivo sob proposta de qualquer dos seus membros;
    2. Propor o plano de actividades e orçamento anuais do CNAQ;
    3. Elaborar os relatórios anuais de actividades e a conta anual de gerência do CNAQ;
    4. Analisar o funcionamento corrente dos pelouros e dos serviços de apoio adminstrativo e de secretariado do CNAQ;
    5. Identificar metodologias comuns para o tratamento de problemas ligados as actividades desenvolvidads pelos diversos pelouros do CNAQ, assim como sobre o desempenho dos assessores e técnicos do CNAQ.
        1. Sem prejuízo das competências do Conselho Nacional do Ensino Superior, compete ao Conselho Directivo do CNAQ, quando solicitado pelo Ministério que superintende a area do ensino superior :
          1. Emitir pareceres técnicos sobre abertura de novas instituições e cursos e/ou programas do ensino superior;
          2. Produzir relatórios prospectivos e recomendações de racionalização e melhoria do SINAQES;
          3. Emitir pareceres no que concerne a atribuição de bolsas e concessão de financiamentos ou de outros tipos de apoio;
          4. Divulgar os resultados de avaliação e acreditação;
          5. Realizar estudos com vista a definição de políticas e normas de avaliação externa e acreditação.

    CAPITULO III

    Mandato e estatuto

    Artigo 14

    (Mandato)

    1. O mandato do Presidente do CNAQ é de cinco anos, renováveveis uma única vez.
    2. Os restantes membros cumprem um mandato de três anos, renovávevel até ao máximo de duas vezes consecutivas.
    3. Os membros que tiverem cumprido três mandatos consecutivos poderão recandidatar-se, depois de uma interrupcção obrigatória de três anos.

    Artigo 15

    (Regime de vinvulação)

    O Preseidente do CNAQ e os restantes três membros com funções executivas referidas no número 3 do artigo 7 são vinculados ao CNAQ em regime de comissão de serviço e a tempo inteiro.

    Artigo 16

    (Estatuto e regime remuneratório)

    1. O estatuto e regime remuneratório dos membros do CNAQ com funções exeutivas são definidos em diplomo próprio o qual tem qm conta a missão, as responsabilidades e a natureza desse órgão.
    2. O recrutamento e o regime de vinculação e remuneratório dos assessores e técnicos do CNAQ são processados nos termos da legislação aplicável as Instituições de direito püblico.
    3. O número de acessores e técnicos e demais pessoal de apoio administrativo e secretariado consta Do Quadro de Pessaol do CNAQ, a ser aprovado os termos da lei.

    Artigo 17

    (Membros sem funções executivas)

    1. Quando se deslocam em missão de serviço, os membros sem funções executivas do CNAQ têm direito a tratamento igual ao dispensado aos membros do CNAQ com funções executivas.
    2. Os membros sem funções executivas do CNAQ, têm igualmente direito a um subsídio, a ser definido em instrumento próprio pelos Ministros que superintendem a área das finanças e do ensino superior.

    CAPITULO IV  

    Disposições finais

    Artigo 18

    (Incompatibilidade e Conflito de Interesse)

    1. Os membros do CNAQ não  podem fazer parte das comissões de avaliação externa.
    2. Os membros das comissões de avaliação não podem ter interesses directos ou conflitos comprovados com a Instituição de ensino superior objecto de avaliação externa.
    3. Os membros do CNAQ não podem exercer cargos superiores de direcção e gestão nas Instituições de Ensino Superior.

    Artigo 19

    (Regulamentos)

    O regimento do CNAQ e o Regulamento Interno que fixam as normas de Organização e Funcionamento do CNAQ são aprovados pelo Ministro que Funcionamento superintende o ensino superior no prazo de três meses após a tomada de posse de todos os membros do CNAQ.

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    Sobre o CNAQ Mon, 09 Sep 2019 07:39:30 +0000
    Organograma http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/organograma http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/organograma

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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:10:16 +0000
    Competências http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/competencias http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/competencias Para o prosseguimento das suas funções e atribuições compete ao CNAQ:

    • Aprovar o Regulamento da Avaliação e Acreditação e submetê-lo ao Ministro que superintende a área do ensino superior para homologação;
    • Aprovar as normas técnicas, directrizes, instruções e mecanismos e procedimentos de avaliação e acreditação, ouvidas as instituições de ensino superior e outros intervenientes do SINAQES;
    • Proceder à acreditação das instituições de ensino superior dos cursos e/ou programas;
    • Definir e aprovar as estratégias, programas e planos operativos do SINAQES e do CNAQ;
    • Submeter a homologação do Ministro que superintende o ensino superior a aprovação do seu Regimento e Regulamento Interno.
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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:06:25 +0000
    Funções http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/funcoes http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/funcoes 1. Como órgão implementador do SINAQES, cabe ao CNAQ implementar e supervisionar o SINAQES, dotando-se para o efeito das necessárias funções específicas deliberativas e reguladoras em matéria de avaliação e acreditação das instituições de ensino superior na defesa do interesse público
    2. O CNAQ assegura a harmonia, a coesão e a credibilidade do sistema de avaliação, acreditação e acompanhamento da qualidade no ensino superior, através da:

    •  Realização de avaliações externas às instituições de ensino superior;
    •  Acreditação das instituições de ensino superior;
    •  Participação na promoção e garantia da qualidade do ensino em Moçambique, em particular do ensino superior;
    •  Estabelecimento de parcerias com outras entidades homólogas.

    3. Por delegação de competências, implementar o QUANQES

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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:05:28 +0000
    Princípios de Actuação http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/principios-de-actuacao http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/principios-de-actuacao Na realização das suas actividades, o CNAQ rege-se pelos seguintes princípios :

    • Participação;
    • Transparência;
    • Regularidade;
    • Obrigatoriedade;
    • Objectividade;
    • Confidencialidade;
    • Independência;
    • Divulgação.
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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:04:15 +0000
    Enquadramento legal http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/enquadramento-legal http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/enquadramento-legal O CNAQ resulta da aprovação a 31 de Dezembro de 2007 do Decreto63/2007 que cria o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior.

    Tem os seus Estatutos aprovados através do Decreto 64/2007, de 31 de Dezembro, ambos instrumentos aprovados pelo Governo de Moçambique. Estes dispositivos estabelecem que o SINAQES/CNAQ visa “adequar o ensino superior às necessidades internas e aos padrões regionais e globais de qualidade”.

    Para completar estes dispositivos e assegurar a plena institucionalização do CNAQ foram adicionados quatro (04) outros instrumentos jurídico-regulamentares: (1) a Resolução número 23/2009, de 10 de Dezembro, que aprova os qualificadores profissionais das Funções Específicas dos Directores Executivos do CNAQ, aprovada pelo Ministério da Função Pública; (2) a Resolução número132/2001, de 18 de Maio, que aprova o Quadro de Pessoal do CNAQ, igualmente aprovada pelo Ministério da Função Pública; (3) a Deliberação número 1/2011, homologada pelo Ministrode Tutela em Janeiro de 2012, que publica o Regulamento Interno do CNAQ; e (4) a Deliberação número 2/2011, igualmente homologada pelo Ministro de Tutela em Janeiro de 2012, que publica o Regimento Interno do CNAQ. O Regulamento Interno e o Regimento Interno do CNAQ estão ambos publicados no Boletim da República Número 24-II Série – de 13 de Junho de 2012.

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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:03:19 +0000
    Valores http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/objectivos/87-sobre-o-cnaq/147-valores http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/objectivos/87-sobre-o-cnaq/147-valores
  • Ética
  • Imparcialidade
  • Qualidade
  • Equidade
  • Respeito pelas Pessoas e pelas Instituições.
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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:02:34 +0000
    Historial http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/historial http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/historial Funcionamento do CNAQ como agência de qualidade


    Após criação do CNAQ como agência, verificou três momentos importantes de liderança, com várias acções com vista a responder o propósito de sua existência como agência de qualidade do Ensino Superior em Moçambique.

    Primeiro momento de liderança (2008-2014)

    Nomeado pelo Primeiro-Ministro de Moçambique, a 18 de Dezembro de 2008, o Prof. Doutor Eduardo Júlio Sitoe assumiu a primeira liderança como Presidente do CNAQ. As acções desenvolvidas, sob liderança deste presidente, viradas para implantação do SINAQES e estabelecimento do CNAQ no país, incidiram no seguinte:

    Identificação de um espaço para funcionamento, tendo conseguido na altura no Ministério da Educação um compartimento no 20º andor;

    • Aprovação de orçamento para o funcionamento que possibilitou o arrendamento de um imóvel na Av. Ahmed Sekou Touré;
    • Nomeação dos directores executivos, sendo que dos dois candidatos apurados, apenas um é que trabalhou efectivamente como director da Direcção de Normação, Acreditação e Estatística, porque reunia requisitos exigidos por lei para o exercício do cargo;
    • Contactos com personalidades de reconhecido mérito científico, técnico e deontológico e dotados de experiências regional e internacional relevante para os objectivos e matérias ligadas ao SINAQES;
    • Recrutamento dos funcionários e agentes do Estado para o preenchimento do quadro do CNAQ;
    • Disseminação do SINAQES e elaboração dos instrumentos de avaliação em contactos com as IES e outros intervenientes do SINAQES através de reuniões, workshop e seminários regionais;
    • Preparação do Processo piloto de avaliação externa (recepção dos relatórios de auto avaliação);
    • Contactos para contratação de consultores para assistência técnica no âmbito da experiência piloto de avaliação externa de cursos; e
    • Participação em eventos internacionais com vista a busca de experiência para o fortalecimento da implementação do SINAQES.

    O segundo momento de liderança (2014-2019)
    O Segundo momento de liderança do CNAQ iniciou em Abril de 2014, aquando da nomeação da Profª. Doutora Ana Maria Nhampule para a Presidência. O foco das acções deste momento continuou a ser a implantação do SINAQES e estabelecimento do CNAQ, tendo-se evidenciado um acelerar das actividades e sistematização das experiências para a concretização do pleno funcionamento do SINAQES e harmonização do sistema com a região africana e com o mundo no geral.

    Constituíram marcos deste mandato as seguintes acções/actividades:

    • Concretização da primeira avaliação externa piloto realizada em 2014 envolvendo vinte (20) cursos de dez (10) IES públicas e privadas nomeadamente: Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Univesidade São Tomás de Moçambique (USTM), Universidade Lúrio (UniLúrio), Universidade Zambeze (UniZambeze), Univerisdade Técnica de Moçambique (UDM), Universidade A Politécnica, Instituto superior dos Transportes e Telecomunicações (ISUTC), Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), Universidade Pedagógica (UP) e Universidade Jean Piaget (UNIPIAGET). Esta avaliação externa piloto foi antecedida da formação da pool de avaliadores externos e entrega dos kits. Em Dezembro do mesmo ano, foram divulgados os resultados deste processo na primeira conferência nacional. Das várias recomendações saídas da referida conferência, constou a necessidade de se proceder à revisão dos instrumentos de avaliação do CNAQ.
    • Formação dos técnicos do CNAQ em matéria de Avaliação, acreditação e garantia da qualidade (Monitorias e apoio às IES nos processos de auto-avaliação, gestão de procedimentos de avaliação externa e acreditação);
    • Formação dos técnicos do CNAQ em matéria de elaboração dos pareceres para criação de novas instituições de Ensino superior (IES) e introdução de novos cursos.
    • Renovação de contratos dos consultores para:
      - Sistematização dos principais ganhos e desafios da experiência piloto;
      - Revisão dos instrumentos de avaliação, acreditação e garantia da qualidade;
      - Garantia da qualidade técnica dos trabalhos desenvolvidos pelo CNAQ;
      - Capacitação em acção dos funcionários do CNAQ;
      - Capacitação das IES para implantação dos mecanismos internos de garantia de qualidade.
    • Aquisição do Imóvel próprio no bairro da Sommerschield II, R. Beijo da Mulata, nº 141;
    • Aquisição de meios circulantes (duas viaturas protocolares, duas Mini-buses de 16 lugares e duas viaturas para expediente);
    • Preenchimento das vagas dos directores;
    • Renovação do colégio do CNAQ;
    • Aprovação e divulgação dos instrumentos de avaliação revistos através workshops, reuniões com os dirigentes das IES e conferências nacionais;
    • Contratação de uma empresa para o desenho e criação do sistema de gestão de informação e processos de avaliação e garantia de qualidade do Ensino Superior (SI CNAQ):
      - Módulos de Auto-avaliação de cursos;
      - Módulos de Auto-avaliação institucional;
      - Módulos de Avaliação Externa de cursos;
    • Assistência técnica às IES para instalação de órgãos garantia de qualidade e implementação da cultura da qualidade;
    • Realização dos processos de avaliação externa de cursos e de instituições:
      - Em 2016 foram avaliados vinte e nove (29) cursos, tendo sido acreditados dezasseis (16) cursos.
      - Em 2017 foram avaliados trinta e sete (37) cursos, tendo sido acreditados trinta (30) cursos.
      - Em 2018 foram avaliados cinquenta e dois (52) cursos, tendo sido todos acreditados.
      - Em 2019 foram avaliados cento e vinte e cinco (125) cursos, tendo sido acreditados noventa e oito (98) cursos.
      - Em 2020 foram avaliados noventa e sete (97) cursos, tendo sido acreditados oitenta e sete (87) cursos.
      - No que diz respeito a avaliação institucional, neste período foram avaliadas e acreditadas seis (6) IES.
    • Envolvimento dos dirigentes das IES, representantes dos governos provinciais, associações, ordens sócio-profissionais e empregadores no desenho das qualificações do Ensino Superior (QUANQES).
    • Fortalecimento das parcerias na componente internacionalização com vista assegurar o alinhamento dos padrões do CNAQ com os padrões internacionais.

    O terceiro momento de liderança
    O terceiro momento de liderança do CNAQ iniciou em de 2021, aquando da nomeação da Profª. Doutora Maria Luísa Lopes Chicote Agibo para a Presidência, num momento de consolidação das acções de garantia de qualidade face às adversidades colocadas pela pandemia do COVID-19. O foco das acções deste momento continuou a ser a implantação do SINAQES e estabelecimento do QNQ, tendo-se evidenciado um acelerar das actividades e sistematização das experiências para a concretização do pleno funcionamento do SINAQES e harmonização do sistema com a região africana e com o mundo no geral.

    Constituíram marcos deste mandato as seguintes acções/actividades:

    • Reforço das directrizes para o funcionamento das Unidades Internas de Garantia de Qualidade (UIGaQ), através da aprovação do respectivo manual de criação, organização e funcionamento;
    • Continuação com a assistência técnica às IES para implantação de órgãos garantia de qualidade e implementação da cultura da qualidade;
    • Impulsionamento da avaliação institucional e consciencialização das lideranças das IES sobre a importância do processo;
    • Crescente internacionalização do CNAQ através do apoio à agências congêneres (INAREES) e liderança da rede africana de garantia de qualidade (AFRIQAN) e liderança na criação de uma rede de agências (RAAQES-PALOP);
    • Capacitação de órgãos de comunicação social em matérias de legislação do ensino superior e garantia de qualidade ensino superior;
    • Capacitação de intervenientes do SINAQES, nomeadamente estudantes e membros do corpo técnico-administrativo;
    • Publicação de três (3) edições das estatísticas do CNAQ;
    • Divulgação dos resultados da avaliação externa;
    • Realização de estudos sobre garantia de qualidade;
    • Continuação com a realização dos processos de avaliação externa de cursos e de instituições;
    • A aprovação do selo de qualidade e a distinção de duas (2) IES:
    • Revisão, aprovação de instrumentos legais do CNAQ
    • Início da avaliação de cursos na modalidade de Ensino à Distância;
    • Aprovação de procedimentos de avaliação de cursos de curta-duração;
    • Revisão, aprovação e divulgação dos instrumentos de avaliação revistos através workshops, reuniões com os dirigentes das IES e conferências nacionais;
    • Formação dos técnicos do CNAQ em matéria de Gestão dos Recursos Humanos;
    • Capacitação dos técnicos do CNAQ em matéria de Avaliação, acreditação e garantia da qualidade para lidar com os novos instrumento de avaliação (Monitorias e apoio às IES nos processos de auto-avaliação, gestão de procedimentos de avaliação externa e acreditação);
    • Capacitação das IES para lidarem com os novos instrumentos de avaliação;
    • Elaboração e aprovação do quadro nacional das Qualificações;
    • Aprovação da Comissão técnica do QNQ multisectorial;
    • Monitoria de desenho das qualificações do Ensino Superior; e
    • Troca de experiência com outras agências de qualidade da região e do mundo (África, Europa e América do Sul)
    • Realização dos processos de avaliação externa de cursos e de instituições:
      - Em 2021 foram avaliados cento e vinte e quatro (124) cursos, tendo sido acreditados cento e onze (111) cursos.
      - Em 2022 foram avaliados cento e quarenta e oito (148) cursos, tendo sido acreditados cento e trinta e dois (132) cursos.
      - Em 2023 foram avaliados cento e dezessete (117) cursos, tendo sido acreditados cento e quinze (115) cursos.
      - Em 2024 está em curso a avaliação de duzentos e vinte (220) cursos.

    No mesmo período foram avaliadas e acreditadas vinte e oito (28) IES

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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:01:24 +0000
    Objectivos http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/objectivos http://www.cnaq.ac.mz/index.php/sobre-o-cnaq/objectivos
  • Promover a cultura de qualidade do ensino superior; 
  • Garantir a qualidade nos processos de auto-avaliação, avaliação externa e acreditação;
  • Divulgar informação sobre a qualidade do ensino superior em Moçambique;
  • Encorajar as instituições de ensino superior a participarem em sistemas internacionais de avaliação e acreditação.
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    Sobre o CNAQ Sun, 08 Sep 2019 12:00:38 +0000