terça, 11 dezembro 2018

INTRODUÇÃO

  • Categoria: Sobre CNAQ
  • Publicado em 22-07-2014
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O sistema de ensino superior português, nas últimas décadas, enfrentou dificuldades de que
se destacam a fraca capacidade reguladora do Estado, o excesso da capacidade instalada, a
falta de um sistema de avaliação eficaz na eliminação dos casos de baixa qualidade, a falta
de clareza das missões institucionais (binómio universidade-politécnico), dificuldades de
financiamento e baixa competitividade internacional.

Nos últimos anos verificou-se um contexto internacional de mudança das relações entre as
instituições de ensino superior, o Estado e a sociedade: as políticas de pendor neoliberal e a
emergência da Nova Gestão Pública (NGP), as políticas de culpabilização (blame policies) que
atacando as autonomias profissionais, o setor público e os seus funcionários abriram
caminho para a privatização das atividades do Estado, a defesa da superioridade da gestão
privada e a perda de confiança nas instituições.

Foi neste contexto que o Governo (2005) encomendou avaliações internacionais que
serviram de base para a elaboração de legislação tendo em vista reformar o setor, as quais
incluíram a avaliação do sistema nacional de avaliação de qualidade pela ENQA e do sistema
de ensino superior português pela OECD.

Clique aqui para descarregar o manual de avaliação em pdf.

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